10 junho 2008

Há dias e dias


Cavaco Silva já confessou a Maria a gaffe embaraçosa cometida ontem em Viana do Castelo, soube o 382U de fonte próxima, e segurissima, da família. No Público, especialista em gaffes de presidentes, primeiros, ministros e deputados, é possível ler a inequívoca afirmação:

“Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”

Só que a gaffe, afinal, não era gaffe nenhuma (confessou-nos Maria, a fonte próxima e segurissima quando não anda de salto alto nem está no bairro alto). A frase que irritou o historiador Fernando Rosa (de tal modo que chamou brasileiro a Pepe) e também teria irritado o PCP (como irritou o Bloco não podia irritar o PC. Assim sendo, apenas o incomodou) que gelou o PNR (e agora, dizemos o quê? estas coisas da raça eram nossas...) e relembrou os submarinos a Paulo Portas (e os seus dentes branqueados) tinha, afinal uma razão de ser: os problemas de fala do Presidente traíram-no! E é fácil de constatar: que dia foi ontem? 9 de Junho. O pessoal esqueceu-se que ontem, como desde há tempos imemoriais, se festejava o Dia da Praça? E que faz anos que foi inaugurado o elevador da Graça? qual é o problema? Também já não há o dia da Fava? Se há o da Fava também tinha de haver o da Praça e da Graça, ou não é verdade? Ainda por cima, o mal entendido também se deveu aos problemas de dicção que o Professor teima em manter, havendo já uma colecta entre o pessoal da casa civil da presidência para reunir dinheiro para uma operação em Cuba às cataratas (embora o Jaime Gama ache que essa operação não deverá resolver o problema de fundo, mas pronto).
Já agora, a reacção do Licenciado José Sócrates que, ao saber da notícia, afirmou: porreiro, pá! vou só ali à frente do avião (n.r Sócrates soube do acidente na viagem que efectuou a Marrocos para ir comprar uns sacos e um casaco pele de camelo) fumar um cigarrito e volto já.

blog comments powered by Disqus